Recuperada a lanterna da torre do Farol dos Capelinhos
 2006-03-01 22:27:09

 

Foi instalada esta terça-feira, a lanterna visitável da cúpula do Farol dos Capelinhos, na ilha do Faial.

 

Com a montagem deste equipamento, fica assim cumprida mais uma etapa do processo de recuperação do mítico farol, 48 anos depois do vulcão que abalou a freguesia do Capelo e que soterrou a maior parte das casas da localidade, bem como aquela edificação, cuja construção remonta a 1894.

 

O Governo Regional dos Açores vai instalar no Farol dos Capelinhos um Centro de Interpretação Ambiental, que irá reaproveitar os espaços interiores das construções anexas.

 

Os trabalhos em curso de requalificação daquele imóvel incluíram a consolidação da sua estrutura, garantindo um acesso seguro ao topo, e a redescoberta de parte das ruínas soterradas durante cinco décadas. Ao mesmo tempo, a intervenção, que representa um investimento do executivo açoriano da ordem dos dois milhões de euros, pretende a recuperação paisagística e a sacralização do lugar, contrariando a expansão da vegetação adulteradora da paisagem, demolindo a estrada existente, e organizando a recepção dos visitantes em local mais distante.

 

Para manter a beleza natural do local, o projecto privilegia a utilização dos espaços soterrados pelas cinzas, limitando assim as intervenções na superfície. O farol manterá, dessa forma, o seu aspecto original, ao mesmo tempo que a cúpula, com a lanterna visitável, constituirá um miradouro privilegiado sobre toda a zona envolvente, classificada como Zona de Protecção Especial da Rede Natura 2000.

 

O percurso histórico, que permitirá compreender as fases de erupção vulcânica ocorrida no local entre Setembro de 1957 e Outubro de 1958, os fenómenos vulcanológicos e a formação das ilhas, iniciar-se-á num foyer circular e terminará no interior das ruínas do farol.

 

O lugar dos Capelinhos, para além de integrar a Rede Natura 2000, está também classificado como Monumento Natural Regional. Rata-se de um dos percursos turísticos mais visitados da ilha do Faial e do Grupo Central do arquipélago pela sua beleza natural, seu valor paisagístico e património histórico.

 

A lanterna aeromarítima visível foi concebida e fabricada pela empresa espanhola La Maquinista Valenciana, tendo sido transportada para a Horta em peças. A empreitada da montagem no local foi adjudicada à Construtora do Tâmega - Açores.

 

As obras de recuperação do farol deverão ficar concluídas já no próximo ano, a tempo das comemorações do 50.º aniversário da erupção do Vulcão dos Capelinhos.

 

-----------------------------------------------------------------------------------

Publicado em: http://acores.sapo.pt/noticia.php?id=8680

Outras fotos: http://www.fmgomes.com/fotos/portugal/faial-acores.php?id=18

-----------------------------------------------------------------------------------